No artigo anterior (Visualização do Imóvel Clicado – Parte 5), o componente disponibilizou ao locatário a opção de enviar proposta para o proprietário.
Essa etapa do sistema envolve uma gama de funções para facilitar a experiência do usuário (UX). Ainda vamos falar sobre essas funções nesse artigo.
Seguem as opções disponíveis para o locatário negociar com o proprietário:
- Aceitar condições do proprietário e enviar proposta sem negociar
- Apresentação sobre você
- Total de pessoas que vão morar
- Negociar valor
- Cálculo de porcentagem do valor (para cima ou para baixo) da proposta digitada pelo locatário
- Motivo da sua proposta
- Incluir ajustes no imóvel
- Tipos de ajustes no imóvel
- Descrições dos ajustes que deseja realizar
- Revisão da sua proposta
- Confirmar e enviar proposta
Agora, vamos falar sobre o desenvolvimento dessa ferramenta de envio de propostas.
O formato wizard para formulários é muito bem-vindo mais uma vez para nossa ferramenta. As regras de negócios do sistema impedem o avanço para próximas etapas da proposta. Exemplos:
- O valor da proposta deve ser maior que 75% do valor estipulado pelo proprietário do imóvel
- A descrição do ajuste precisa ter mais de 10 caracteres
- A apresentação sobre você precisa ter mais de 60 caracteres
No primeiro momento de edição da proposta, os dados são salvos no dispositivo do usuário, com cookies. Assim, é possível fazer o CRUD e persistir os dados da proposta do usuário no dispositivo, caso ele queira terminar de enviar a proposta em outro momento, para o mesmo imóvel.
Um momento de reflexão
Existe aquele usuário que vai entrar e tentar comprar seu sistema apenas uma vez e, acredite, são milhões deles. Provavelmente, você não terá outra chance com esses usuários se as coisas não correrem muito bem ou, se eles decidirem testar novamente, pode demorar anos.
Imagine o cliente despendendo 30 minutos, 1 hora, pensando em como formular uma proposta para o proprietário, pensando em valores de aluguel, ajustes no imóvel, motivo da proposta e, por algum motivo, a página for recarregada ou fechada e todos os dados da proposta forem perdidos. Será que ele vai ter todo esse trabalho novamente naquele momento? Melhor não pagar pra ver, certo?
Após o envio da proposta, somente o campo Apresentação sobre você, é persistido no dispositivo do usuário.
E, é claro, até o final dessa série de artigos sobre o Sistema Web de Anúncio para Imóveis, nos vamos persistir os dados dos cookies em nosso banco de dados PostgreSQL, de forma ainda mais profissional.
Faça o teste você mesmo, através do link:
https://artigos.thomaswesleysoftware.com.br/en/proposta/alugar/imovel/176185
Próximo Artigo
No próximo artigo, vamos disponibilizar o sistema com todas as partes integradas, ou seja, todos os artigos anteriores.
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